sábado, 2 de abril de 2011

DIA DO ÍNDIO - JOGOS E BRNCADEIRAS

JOGO






Objetivo específico:

Identificar o local onde o índio mora, alguns costumes e os animais que o cercam.

Executar jogos de locomoção e perseguição.





Estratégia:

Jogo





Conteúdo:

Conversa inicial:

Como é a casa do índio? Como se chama a criança indígena? O que os índios comem? Quais os bichos que existem perto da casa deles? São perigosos?





1- Curumim vai pra Oca!!!





Material: Arcos (bambolês)





Jogando:

Distribuir os arcos aleatoriamente pelo chão. Iniciar com a mesma quantidade de crianças participantes.

As crianças devem caminhar entre os arcos, ao sinal do professor “Curumim vai pra Oca!!!” devem entrar no arco. Os arcos devem ser suprimidos um a um a cada rodada.





Dica: Entrar no arco que estiver mais perto. Prestar atenção no professor.





2- Caça à onça.





Material: Arcos





Jogando:

Distribuir os arcos pelo chão aleatoriamente.

Escolher uma criança para pegador (índio) e os demais serão as onças.

Para a onça não ser pega deve entrar na toca (arcos). Quando a onça for pega, vira índio e o índio vira onça.





3- Dia da Colheita





Material: giz ou cordas para demarcar





Jogando:

Dividir as crianças em dois grupos.

Demarcar uma linha de saída de cada lado do espaço onde será feita a brincadeira. As linhas de saída devem estar dispostas uma de frente para outra e entre elas um grande espaço para correr (pode ser usado as linhas de fundo ou laterais de uma quadra).

Cada grupo deverá ficar atrás da linha de saída, em pé e com uma das mãos estendidas à frente (serão as mandiocas).

O professor deverá escolher uma das crianças para iniciar o jogo. Ela deverá ir até a linha de saída do grupo osposto e puxar uma das "mandiocas". A criança escolhida deverá correr tentando alcançar o colega que a puxou.

Se for pego o colega passa a fazer parte da "plantação de mandiocas" do lado oposto.

Inicia-se o jogo novamente com aquele que estava na condição de pegador.

Ganha a equipe cuja "plantação de mandiocas" for maior!





Conversa final:

O que aprendemos? Qual brincadeira foi mais divertida?

Avaliação:

Registro realizado pelo professor das falas das crianças, principalmente durante as rodas de conversa.

Registro escrito realizado pelas crianças. Desenhar/escrever o que aprendemos nessa aula.


 
BJOKAS!!!

Um comentário:

  1. Tia Marlene por que é que não aparece os jogos e as imagens?

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