sábado, 23 de abril de 2011

PERGUNTA PARA O 4º ANO

Quem foi Joaquim José da Silva Xavier ( o Tiradentes)?

Beijokas!!!

8 comentários:

  1. José da Silva Xavier foi Líder da Inconfidência Mineira e primeiro mártir da Independência do Brasil, o Tiradentes como ficou conhecido, nasceu em Minas Gerais em 1746.
    A revolta foi motivada ainda pela decisão da coroa de cobrar a derrama, uma dívida em atraso. A conspiração foi delatada por Joaquim Silvério dos Reis e todos os seus participantes foram presos.
    Sobre Tiradentes, recaiu a responsabilidade total pelo movimento, sendo o único conspirador condenado à morte. Enforcado em 21 de abril de 1792, teve seu corpo esquartejado. Seus membros foram espalhados pelo caminho que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  2. Joaquim José da Silva Xavier foi um dentista, fazendo uma rebelião contra a coroa portuguesa.
    Ele e seus companheiros fizeram essa rebelião,para que o Brasil deixasse de ser colônia de Portugal e se tornasse uma república independente e morreu enforcado e teve o corpo esquartejado e espalhado pela cidade e sua cabeça ficou pendurada no alto de um poste.

    ResponderExcluir
  3. Joaquim José da Silva Xavier foi um tiradente (dentista) que com algumas pessoas fizeram uma rebelião contra a coroa portuguesa,para que o Brasil fosse independente, e uma pessoa chamada Joaquim Silvério dos Reis que descobrilo plano deles, e ele foi contar para o rei e ver se ele ganhava uma recompensa ou até um emprago na corte, então quando o rei descobril ele reunil esses homens e disse para essas pessoas que ia perdoar os que iam pedir perdão e os que não pedir perdão vão ser levado para a África do Sul, mas alguem ia morrer, e o Joaquim José da Silva Xavier que morreu rorque ele era o mais pobre.

    ResponderExcluir
  4. Tia Marlene, me desculpe pelos erros de ortografia, mas se eu aceitei a história?

    ResponderExcluir
  5. Joaquim José da Silva Xavier foi um dentista que morreu enforcado, apos uma rebelião contra a coroa portuguesa porcausa que eles de minas estavam fazendo um plano e o Joaquim Silvério dos Reis abriu a sua boca de sacola achando que isso iria deixar ele no poder e ele recusou a pedir perdão

    ResponderExcluir
  6. Joaquim foi um dentista que nasceuem Minas Jerais em 1746 que um dia feis rebelião por a coroa portuguêsa e tambëm abriu a boca de sacola e foi enforcodo ou se ele pedise perdão sera perdoado pelo o que fez de errado mas foienforcado no dia 21 de Abril de 1792 e foi esquatejado nos bracos nas bernas e a cabeca que foi pendurados em Rio de Janeiro atÈ mINAS jERAIS

    ResponderExcluir
  7. tia marlene é o murillo do 5 ano

    tiradentes foi o lider da inconfidencia mineira pois foi o unico a morrer enforcado porque ele era pobre pois as outras pessoas eram da elite,ou seja eram ricos. Tiradentes era dentista.

    ResponderExcluir
  8. Foi líder da inconfidência mineira e o primeiro martir da independência do Brasil.

    ResponderExcluir